Muitos animais têm estruturas rígidas, chamadas chifres, que crescem a partir da cabeça. A maioria dos animais de chifres tem também cascos. Os carneiros, os bois, as cabras e os antílopes são alguns dos animais de chifres.

Estrutura

Os chifres são ocos, pontiagudos e prendem-se no osso da cabeça do animal. Eles são feitos de queratina, um tipo de proteína. A queratina é o mesmo material que forma os cascos, as unhas, o cabelo e as penas ou plumas. Os animais podem nascer com tudo isso, menos com chifres, pois estes só se desenvolvem à medida que o animal cresce.

A grande maioria dos animais de chifres possui um par deles — um de cada lado da cabeça. O tamanho e a forma variam muito. O carneiro selvagem tem chifres grandes e enrolados. O antílope tem chifres compridos e finos apontados para cima. O boi tem chifres compridos e pesados que se projetam para os lados.

Usos

Os animais usam os chifres como arma para se proteger dos inimigos. Usam-nos também nas lutas com outros animais da sua espécie. Em alguns tipos de animais somente os machos têm chifre. Em outros, ele está presente tanto nos machos quanto nas fêmeas. Um grande par de chifres pode impressionar no momento da corte para o acasalamento, mostrando que o animal já viveu muito e pode se defender sozinho.

Falsos chifres

Apêndices semelhantes aos chifres crescem na cabeça do cervo e do alce. Contudo esses apêndices não são chifres, e sim ossos com revestimento aveludado. A cada ano, eles se desprendem e são renovados, ao passo que os chifres nunca se desprendem.

Muitos lagartos têm saliências ósseas que parecem chifres. As girafas têm crescimentos ósseos nodosos cobertos de pele e pelos. O chifre único do rinoceronte é na verdade um ajuntamento de pelos endurecidos bem grudados uns aos outros.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.