O chimpanzé é um grande macaco antropoide africano. Ele é parente próximo do bonobo e do ser humano. Na verdade, chimpanzés e bonobos são os parentes vivos mais próximos dos humanos. Muito espertos e animais sociais, pertencem ao grupo de mamíferos chamado primatas.

Onde vivem os chimpanzés

Eles são encontrados na África ocidental, central e oriental. A maioria vive em florestas equatoriais, mas há chimpanzés que moram em savanas, que são mais secas, e em outras áreas.

Características físicas

Os chimpanzés têm geralmente de 1 a 1,7 metro de altura e pesam entre 32 e 60 quilos. Os machos são um tanto maiores que as fêmeas. Os braços dos chimpanzés são maiores que as pernas. Seu corpo é coberto por uma pelagem marrom ou preta, mas suas faces, as grandes orelhas, as mãos e os pés não têm pelos.

Comportamento

Os chimpanzés comem plantas, principalmente as frutas, as folhas e as sementes. Eles também se alimentam de insetos e de ovos de pássaros. Às vezes, caçam e comem macacos e outros mamíferos.

No chão, os chimpanzés podem andar na posição vertical, sobre dois pés. Mas é mais frequente se inclinarem e andarem de quatro. Eles passam o tempo tanto nas árvores quanto no chão.

Os chimpanzés fazem e usam uma variedade de ferramentas simples. Por exemplo, alguns deles mascam certas folhas para torná-las esponjosas. Em seguida, enfiam essas folhas em ocos de árvores cheios de água; então, usam gravetos para retirar essa folha que faz as vezes de esponja e beber a água que fica nela. Jovens chimpanzés provavelmente aprendem a usar ferramentas olhando e imitando os adultos.

Os chimpanzés vivem em grupos de quinze a 120 indivíduos, liderados por um macho. Integrantes de um grupo são geralmente amistosos uns com os outros, mas pouco receptivos em relação aos de fora. Às vezes, um grupo ataca outro grupo menor e tenta ficar com o território dele.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.