O chumbo, um elemento químico, é um metal venenoso para os seres humanos. No entanto, é utilizado desde a Antiguidade e ainda tem muitas utilidades. Os cientistas usam símbolos para representar os elementos químicos. O correspondente ao chumbo é Pb, que deriva da palavra “chumbo” em latim, que é plumbum.

Onde o chumbo é encontrado

O chumbo é razoavelmente escasso, o que significa que não existe em muita quantidade na crosta terrestre. Nos locais onde está presente, porém, é encontrado em grandes quantidades. Os Estados Unidos, a China, a Austrália e algumas áreas da América do Sul são os maiores produtores de chumbo. Raramente ele é encontrado na forma pura. O mineral mais comum que contém chumbo chama-se galena. Como esse mineral muitas vezes também contém prata, os dois elementos costumam ser explorados em conjunto. Quase a metade do chumbo utilizado nos dias atuais vem da reciclagem de produtos onde ele está presente.

Propriedades

O chumbo tem cor prateada, esbranquiçada ou cinzenta. É muito macio e pode ser moldado com facilidade. Também é muito denso e altamente durável — ou seja, tem longa durabilidade. Resiste ao desgaste produzido pelo ar e pela água, além de ser resistente a muitos produtos químicos fortes. A eletricidade não flui bem através do chumbo, e os raios X tampouco o atravessam.

O chumbo é venenoso para os seres humanos, se forem diretamente expostos a ele. Mesmo pequenas dosagens se acumulam no corpo e podem provocar doenças no fígado, danos cerebrais e outros problemas. Se o volume de chumbo em um corpo for suficientemente grande, pode matar a pessoa.

Usos

Embora seja venenoso, o chumbo pode ser utilizado em produtos que não entram em contato com os seres humanos. É usado nas baterias e para fazer solda, um material usado para juntar dois pedaços de metal. Já foi um ingrediente comum em tintas, mas muitas crianças se envenenaram porque ingeriram pedaços de tinta seca. Em virtude disso, hoje o chumbo não é muito usado na fabricação desse produto.

Às vezes, no entanto, o chumbo pode proteger as pessoas. Como ele absorve certos tipos de radiação e veda a passagem de outros, é utilizado para fazer uma blindagem em volta de máquinas que produzem radiações prejudiciais ao ser humano, como as máquinas de raios X e partes das usinas de energia nuclear. Os contêineres que armazenam materiais radioativos também são feitos de chumbo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.