A ciência é um vasto campo de estudos cujo objetivo é buscar conhecimento sobre o Universo e tudo o que se encontra nele. As pessoas que trabalham com a ciência são chamadas de cientistas. A forma de trabalhar dos cientistas chama-se método científico.

Ramos da ciência

A ciência trata de uma grande variedade de assuntos. Eles podem ser agrupados em três ramos: ciências físicas, ciências naturais e ciências sociais.

Ciências físicas

As ciências físicas tratam de coisas não vivas — desde as pequenas partículas que formam um átomo até o Universo em si. A física é o estudo da matéria e das forças que agem sobre ela. A química é o estudo das substâncias. A astronomia investiga as estrelas, os planetas e outros objetos que se encontram no espaço sideral. As ciências da Terra (ou geociências) estudam as características de nosso planeta. A matemática, ou estudo dos números, é também uma ciência física, além de servir de ferramenta para quase todas as outras áreas da ciência.

Ciências naturais

As ciências naturais tratam dos seres vivos e de seu ambiente. A biologia é o estudo do mundo natural e de tudo o que vive nele. A botânica, que estuda as plantas, e a zoologia, que estuda os animais, são campos da biologia. A medicina é a ciência da saúde.

Ciências sociais

As ciências sociais tratam da vida humana e da cultura. A sociologia é o estudo das sociedades, ou dos grupos formados pelas pessoas. A psicologia investiga a mente humana e as emoções. A geografia é o estudo da superfície da Terra. A antropologia é a análise dos seres humanos e de suas culturas, desde os tempos pré-históricos até hoje. A economia é o estudo das atividades de produção e consumo de bens.

O método científico

Os cientistas acreditam que existe uma explicação natural para a maior parte das coisas. Para estudar qualquer assunto, eles fazem muitas observações e tentam entender as causas dos problemas, para então buscar uma solução para eles. Ao aprender o que causa uma doença, por exemplo, os cientistas podem trabalhar para encontrar uma cura ou impedir que ela se espalhe.

O procedimento que os cientistas utilizam para resolver problemas é chamado de método científico. Primeiro, eles tentam descobrir o máximo possível sobre o assunto que estão estudando. Em seguida, formulam uma hipótese para explicar o problema. O próximo passo é testar a hipótese por meio de experimentos. Se os experimentos não confirmarem a hipótese, os cientistas a revisam e a testam de novo. Mas, se a hipótese for confirmada, ela será aceita como verdadeira. Uma hipótese só deixa de ser aceita como verdadeira quando alguém faz novos experimentos e prova que ela é falsa.

Usando as informações que descobrem ao testar hipóteses, os cientistas desenvolvem teorias científicas. Uma teoria é muito mais ampla do que uma hipótese. As teorias são a melhor explicação encontrada pelos cientistas para esclarecer por que certos fenômenos acontecem no mundo natural. Às vezes, quando os pesquisadores descobrem novas informações, as teorias precisam ser revistas e atualizadas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.