O uso da bicicleta como meio de transporte, atividade esportiva ou lazer é conhecido como ciclismo. Crianças e adultos pedalam suas bicicletas para se divertir ou se exercitar. Algumas pessoas usam a bicicleta como meio de transporte por ser mais econômica. Outras, porque, ao contrário dos carros, é um veículo que não polui o ar.

O ciclismo como esporte consiste em corridas, normalmente em estradas ou pistas, e começou a ser praticado em 1868, perto de Paris, na França. A primeira competição registrada nos Estados Unidos ocorreu em Boston, no estado de Massachusetts, em 1878. A mais famosa corrida de bicicletas, o Tour de France (Volta da França), começou a ser realizada em 1903. Algumas modalidades de ciclismo fazem parte dos Jogos Olímpicos.

No Brasil, o ciclismo é uma atividade muito popular. Além de sediar competições internacionais, o país realiza competições nacionais, torneios de verão, copas de ciclismo regionais e passeios ciclísticos promovidos pelas prefeituras.

Competições de estrada

As competições de estrada podem ser disputadas por homens, mulheres e crianças. Algumas são de curta distância, de 4 a 5 quilômetros, e outras podem chegar a centenas de quilômetros. A competição é considerada uma corrida por etapas quando compreende uma série de disputas que duram dias ou semanas. Um exemplo é o Tour de France, cujo percurso é de 3.500 quilômetros, quase todo dentro da França. Essa competição dura três semanas e conta com a participação dos melhores ciclistas do mundo.

Em algumas provas de ciclismo, os participantes não competem diretamente uns com os outros. O tempo do percurso de cada ciclista ou de cada equipe é cronometrado individualmente. Ganha a equipe ou o ciclista que fizer o melhor tempo.

Competições de pista

Algumas modalidades de ciclismo são realizadas em circuitos ovais, que podem ser internos ou ao ar livre. Nas provas de velocidade, os competidores percorrem curtas distâncias. Nas de perseguição, os ciclistas partem de lados opostos da pista e tentam alcançar uns aos outros.

Existe também a modalidade de corrida de bicicleta chamada keirin, que consiste em dar oito voltas numa pista de 250 metros. Nela, cada ciclista pedala atrás de uma motocicleta durante as primeiras cinco voltas. O vácuo criado pela motocicleta faz o ciclista ganhar velocidade.

Outras modalidades são a competição de mountain bike, em que as provas são disputadas em trilhas de terra com diversas irregularidades, subidas e descidas, e a BMX, versão ciclística da corrida de motocross, em que os ciclistas percorrem pistas curtas e irregulares de terra, cheias de saltos e obstáculos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.