O pó fino chamado cimento é um dos principais ingredientes do concreto. Quando é misturado com água, o cimento vira uma pasta. Esta pasta é usada para ligar todos os outros materiais que compõem o concreto.

Antigamente as pessoas usavam argila ou uma pasta de pedra moída e outros ingredientes para manter seus edifícios resistentes. Ao longo dos anos, as pessoas tentaram outras combinações de materiais. No século XIX surgiu a combinação que é usada até hoje.

Para fazer cimento, grandes blocos de uma pedra chamada calcário são prensados ou moídos até se reduzirem a pedras pequenas. Estas são misturadas com outros tipos de minerais e moídas de novo. O resultado vai para um forno que tem a forma de um tubo enorme. Os materiais são aquecidos a uma temperatura bem alta e escorrem pelo tubo. Alguns deles derretem e se misturam aos materiais sólidos formando pedaços de cimento do tamanho de bolas de gude. Cada pedaço desses é chamado de clínquer.

Após sair do forno, o clínquer é posto para esfriar. Depois é misturado com outro mineral chamado gipsita e moído. Esse pó fino é o cimento finalizado.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.