Uma das primeiras civilizações do mundo floresceu no vale do rio Indo, na Ásia, entre cerca de 2500 a.C. e 1700 a.C. Também chamada de civilização Harapa, ocupava os dois lados da atual fronteira entre o Paquistão e a Índia.

Sociedade e cultura

Maiores cidades da civilização do Vale do Indo, Harapa e Mohenjo-Daro ficavam no atual Paquistão. Harapa pode ter tido 35 mil habitantes e Mohenjo-Daro foi ainda maior. Havia também pelo menos sessenta povoados menores às margens do rio Indo e do mar de Omã.

A agricultura era importante para a civilização do Vale do Indo, que canalizava água dos rios até os campos. Pioneiro no plantio de algodão e em seu uso para fazer tecidos, esse povo talvez tenha sido o primeiro a criar galinhas.

Os negociantes do Indo marcavam seus bens com pedras esculpidas chamadas selos, muitos dos quais têm figuras de animais e um tipo de escrita. A descoberta desses selos na Mesopotâmia (atual Iraque) leva a crer que havia ligações comerciais entre as duas regiões.

A população do Indo também tinha uma metalurgia desenvolvida e fazia cerâmicas pintadas.

História

A partir de cerca de 5000 a.C., agricultores começaram a se agrupar em aldeias perto do atual Irã. Em cerca de 3500 a.C., colonos começaram a ir para o leste do vale do rio Indo. Em cerca de 2500 a.C., a civilização do Vale do Indo havia se desenvolvido em Harapa e outros locais.

É provável que essa civilização tenha desaparecido gradualmente entre 2000 a.C e 1700 a.C. Alguns historiadores atribuem o fato à derrota diante de invasores vindos do oeste, provavelmente arianos. Mudanças climáticas, enchentes e doenças também podem ter precipitado o seu fim.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.