Uma civilização é um grande grupo de pessoas que compartilham certas maneiras mais desenvolvidas de viver e de trabalhar. As civilizações surgiram quando os seres humanos começaram a viver em cidades. Os habitantes das cidades desenvolveram formas avançadas de cultura e de governo. Esse estilo de vida mais desenvolvido acabou se disseminando para outras pessoas em grandes áreas em torno das cidades.

Como as civilizações se desenvolveram

As primeiras civilizações se desenvolveram em regiões nas quais os camponeses eram capazes de cultivar alimentos suficientes para si próprios e para os outros. As pessoas que não trabalhavam no campo começaram a viver em aldeias maiores, que se tornaram cidades. Essas pessoas produziam objetos de arte e faziam trabalhos manuais, que podiam trocar por comida. Elas desenvolveram sistemas de escrita para manter o controle do comércio e criaram redes de transporte para transportar os bens entre o campo e a cidade. Os moradores das cidades também criaram governos e leis. Além disso, desenvolveram práticas religiosas mais avançadas.

Primeiras civilizações

As primeiras civilizações surgiram nos vales dos rios, porque ali a terra era mais fértil para o cultivo. A primeira civilização do mundo se formou na Mesopotâmia. Essa região ficava entre os rios Tigre e Eufrates, onde atualmente é o Iraque. As pessoas começaram a se estabelecer ali por volta do ano 4500 a.C. A segunda civilização do mundo surgiu ao longo do rio Nilo, por volta de 2925 a.C. Ela é conhecida como antigo Egito.

Por volta de 2500 a.C., outra civilização se formou no vale do rio Indo. Ela ficava onde hoje em dia é a fronteira entre a Índia e o Paquistão. A antiga civilização chinesa surgiu por volta de 1700 a.C. às margens do Huang Ho, ou rio Amarelo.

Outras civilizações

Desde os primórdios, muitas grandes civilizações surgiram e desapareceram. Os antigos gregos e romanos construíram civilizações na Europa. Os maias, os astecas e os incas formaram as suas na América. Os africanos criaram civilizações ao redor de cidades como Aksum e o Grande Zimbábue. Os árabes criaram uma civilização muçulmana no Oriente Médio e no norte da África.

Hoje, a maioria das pessoas pertence a uma civilização. A civilização europeia e americana é muitas vezes chamada de civilização ocidental.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.