O elemento químico cobalto é um metal que está relacionado com o ferro e o níquel. Há séculos ele é utilizado para colorir esmaltes e cerâmicas com um tom azul-profundo. Hoje em dia, é combinado com outros metais para criar substâncias chamadas ligas, que são usadas na indústria. O cobalto também está presente na vitamina B12. Os cientistas usam símbolos para representar os elementos químicos, e o do cobalto é Co.

O cobalto não ocorre sozinho na natureza. É encontrado em minerais, misturado com outros elementos, como cobre, arsênico, enxofre e oxigênio. O cobalto também está presente em meteoritos. Ele pode ser encontrado em várias partes do mundo. No começo do século XXI, a República Democrática do Congo, o Canadá, a Austrália, a Zâmbia, a Rússia e Cuba eram os principais produtores desse metal.

O cobalto puro é branco como a prata. Ele é duro e pode ser facilmente transformado em imã. O cobalto é usando principalmente para criar ligas metálicas, ajudando a torná-las mais fortes e a evitar que elas enferrujem. Essas ligas são empregadas em produtos como ferramentas que servem para cortar metais a grande velocidade e a altas temperaturas. O cobalto também é usado para fazer materiais imantados. Combinado com outros elementos, ele é empregado em esmaltes e tintas de cor azul.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.