A combustão é uma reação química que produz calor e luz, sendo o fogo sua forma mais comum. A maioria dos tipos de combustão ocorre quando o gás oxigênio se une a outra substância. Por exemplo, quando a madeira queima, o oxigênio do ar se combina com o carbono da madeira.

Muitas substâncias comuns, como papel, tecido e gás natural, podem entrar em combustão. Esta começa quando a substância atinge uma temperatura chamada ponto de ignição. A essa temperatura, o oxigênio se combina com a substância a uma velocidade suficiente para produzir uma chama. Cada substância tem um ponto de ignição diferente. O do papel, por exemplo, é cerca de 233°C.

Uma substância pode atingir seu ponto de ignição ao ser aquecida, atingida por uma faísca ou exposta a uma luz intensa. Por exemplo, um fósforo quente pode elevar a temperatura de um pedaço de papel até seu ponto de ignição. Uma faísca pode fazer a mesma coisa, assim como a luz do sol focada através de uma lente de aumento.

A combustão muito rápida pode gerar uma explosão. Isso é o que ocorre com bombas e fogos de artifício. Durante uma explosão, o ar esquenta tão rápido que se expande e se propaga com muita força.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.