Conservar a natureza significa proteger todos os elementos presentes no ambiente natural. A conservação da natureza também pode ser chamada de preservação ambiental e requer o uso sensato de todos os recursos naturais da Terra: água, solo, minerais, animais selvagens e florestas. Pessoas preocupadas com a conservação da natureza tentam proteger os recursos naturais, a fim de que eles continuem existindo no futuro. Elas também tentam manter o meio ambiente limpo e saudável.

Tipos de recursos

Alguns recursos são renováveis, o que significa que podem ser repostos. Matérias vivas, como plantas e animais, são exemplos disso, pois podem se reproduzir. Mas os recursos renováveis podem ser danificados ou destruídos, como no caso da pesca excessiva de um certo tipo de peixe. Se não restar em número suficiente para se reproduzir, esse peixe pode ser extinto. A conservação contribui para a administração correta dos recursos renováveis, a fim de mantê-los em boa quantidade.

Outros recursos não são renováveis, ou seja, não podem ser repostos, a exemplo de combustíveis fósseis como carvão e petróleo. Minerais, como o minério de ferro, também são recursos não renováveis. Para preservá-los, é preciso utilizá-los criteriosamente. As pessoas também podem procurar outros recursos que sirvam para a mesma finalidade. É possível, por exemplo, usar menos petróleo utilizando outros tipos de combustível.

Desafios conservacionistas

A conservação da natureza pode ser difícil, pois geralmente requer que as pessoas abram mão de certas comodidades. Um exemplo são os carros que, embora facilitem os deslocamentos, produzem muita poluição no ar. Para que o ar fique mais limpo, pode-se optar por dirigir menos e caminhar mais. Mudanças desse tipo podem ser incômodas para pessoas acostumadas com um certo modo de vida, em que não conseguem viver sem ir de automóvel para todos os lugares.

A busca do lucro é outro desafio para a preservação ambiental. Uma madeireira, por exemplo, pode proteger os animais das florestas limitando o número de árvores que abate. A empresa, porém, pode se recusar a fazer isso, pois ganhará menos dinheiro. Algumas fábricas também podem não querer gastar dinheiro reparando os estragos que fazem.

Soluções conservacionistas

Todos podem contribuir de algum modo para a conservação da natureza se seguirem os princípios da sustentabilidade, que promove a preservação dos recursos naturais para gerações futuras. É possível reciclar papel, plástico, vidro e outros materiais. A reciclagem economiza recursos reutilizando materiais normalmente descartados. As indústrias podem limitar a quantidade de poluição que geram. Os governos podem fazer leis que ajudem a manter o ar e a água limpos, além de reservar áreas para parques nacionais, que protegem as terras e os animais em seu estado natural.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.