Uma constelação é um grupo de estrelas. Cada grupo é identificado por uma figura que as pessoas imaginaram ao ver essas estrelas. Por exemplo, as estrelas da constelação de Leão parecem definir os contornos de um leão. Diz-se que a constelação de Escorpião se parece com esse animal. Todavia, esses agrupamentos não têm fundo científico. São apenas maneiras como as pessoas imaginaram relacionar as estrelas.

Desde os tempos antigos, as pessoas tentavam explicar o céu noturno. Por milhares de anos, diferentes culturas viram diferentes configurações nas estrelas. Elas nomearam as diversas constelações a partir de animais comuns, objetos cotidianos e personagens e bichos imaginários.

Atualmente, as constelações nos fornecem uma conexão com as histórias antigas. É também interessante buscar distingui-las no céu noturno. Os astrônomos — cientistas que estudam as estrelas — definiram 88 constelações. Eles as usam para ajudar a determinar a localização de astros específicos. Entre elas, há doze bem conhecidas, que ficam numa faixa do espaço chamada zodíaco: Áries (ou Carneiro), Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra (ou Balança), Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Uma pessoa que olhe para o céu do mesmo ponto todas as noites verá diferentes constelações em épocas diversas do ano. Isso acontece porque a Terra se move em torno do Sol, enquanto as estrelas, não. A Terra completa uma viagem em volta do Sol a cada ano, de modo que diferentes estrelas são visíveis da Terra ao longo desse período.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.