O coração é o órgão que bombeia sangue para todo o corpo. Ele é o principal órgão do sistema cardiovascular, responsável pelo transporte de substâncias por todas as partes do corpo por meio do sangue.

O coração do ser humano

O coração humano é um pouco maior que um punho fechado. Localiza-se na parte superior do tórax, ligeiramente à esquerda. O coração de um adulto pesa entre 230 e 340 gramas.

O coração é um músculo forte que bombeia sangue ao se contrair e relaxar em ritmo regular. Esse movimento é chamado de batimento cardíaco. O coração bate em média 70 vezes por minuto, e por ele passam mais de 3,8 litros de sangue a cada minuto.

O coração humano divide-se em dois lados, direito e esquerdo. Esses lados, por sua vez, se dividem em duas partes ocas chamadas câmaras. As câmaras superiores são denominadas átrios, e as inferiores, ventrículos.

O sangue do corpo segue para o átrio direito, transportando um produto residual chamado dióxido de carbono. O sangue então passa para o ventrículo direito, que o bombeia para os pulmões. Nos pulmões, o sangue recolhe oxigênio e libera dióxido de carbono. Agora rico em oxigênio, ele entra no átrio esquerdo e depois passa para o ventrículo esquerdo. Este bombeia o sangue para todo o corpo.

Entre os problemas cardíacos estão a arritmia e a cardiopatia. A arritmia acontece quando os batimentos cardíacos são irregulares. Cardiopatia é um nome genérico dado às doenças cardíacas que geralmente ocorrem quando substâncias gordurosas se acumulam nos vasos sanguíneos, bloqueando o fluxo do sangue para o coração, o que pode levar a um ataque cardíaco. O ataque cardíaco ocorre quando parte do músculo do coração morre, ou para de funcionar, por falta de oxigênio. Fazer exercícios e adotar uma dieta balanceada são hábitos que ajudam a manter o coração saudável.

O coração de outros animais

Assim como o coração humano, o dos outros mamíferos e o das aves têm quatro câmaras. Os dos outros animais, no entanto, são diferentes. O coração dos anfíbios e dos lagartos tem três câmaras. Os peixes têm coração em forma de tubo, com três ou quatros seções que funcionam como câmaras. Já as aranhas e alguns vermes têm o coração formado por apenas um tubo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.