A cordilheira do Karakorum é um grupo de montanhas da Ásia central, localizada a noroeste da cadeia do Himalaia. Muito pouca gente vive perto do Karakorum. Mesmo assim, grande parte desse território é reivindicada por mais de um país. O Karakorum se estende por parte do Afeganistão, da China, da Índia, do Paquistão e do Tadjiquistão.

Um pico do Karakorum, o K2 (também chamado de monte Godwin-Austen, Chogori ou Dapsang), é a segunda montanha mais alta do mundo, depois do monte Everest, com 8.611 metros de altura. Parte dele fica na China e o restante em território do Paquistão.

Quase todo o Karakorum é seco. Mas a região tem geleiras (lençóis de gelo) que alimentam vários rios, entre eles o Indo, no sul da Ásia. É uma região de atividade sísmica freqüente, alguns terremotos são de grande violência e, muitas vezes, provocam grandes avalanches de rocha e gelo. São encontradas fontes termais em diversas áreas.

O território das montanhas do Karakorum é de muita importância para os cientistas pois é o mais geologicamente ativo do mundo. Por isso, a região é relevante no estudo de placas tectônicas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.