O ouro é um metal considerado valioso há séculos. Em determinadas épocas ao longo da história, as pessoas descobriram lugares onde ele podia ser escavado no chão. Tais descobertas incentivaram muita gente a se mudar para esses lugares. Esses movimentos migratórios ficaram conhecidos como corridas do ouro. As pessoas esperavam encontrar o precioso metal e enriquecer.

Uma corrida do ouro aconteceu no Brasil no final do século XVII e durante o século XVIII, quando o país era colônia de Portugal. Em 1703, a quantidade de ouro produzida no Brasil ultrapassou a que os portugueses conseguiam obter em suas colônias africanas. Muitos habitantes da região litorânea, onde ficam atualmente os estados de São Paulo, Bahia e Pernambuco, se mudaram para a região de Minas Gerais, onde foram maiores as descobertas do metal. Isso gerou muitas riquezas, com a fundação de novas cidades e o desenvolvimento das atividades econômicas. Também contribuiu para o surgimento de ideias de independência, que se desenvolveram especialmente no movimento chamado Inconfidência Mineira.

Na América do Norte, a maior corrida do ouro aconteceu na Califórnia, nos Estados Unidos. Ela começou em 1848, quando um carpinteiro encontrou o metal em Sutter’s Mill, perto do rio Sacramento. Por volta de 1849, havia 80 mil garimpeiros na região.

Em 1851, outra corrida do ouro levou pessoas para as regiões de Ballarat e Bendigo, na região de Victoria, na Austrália. Ali, os garimpeiros encontraram pepitas, ou fragmentos, de ouro de até 75 quilos.

Outra grande descoberta de ouro aconteceu ao longo do rio Klondike, no território do Yukon, no Canadá. Apesar do frio, cerca de 30 mil pessoas migraram para a região entre 1896 e 1899. Também foi achado um pouco de ouro no Alasca.

Em 1886, um escavador em busca de diamantes descobriu ouro na região do Transvaal, na África do Sul. Hoje, esse país é o maior produtor mundial de ouro.

Quase sempre, o ouro é descoberto em áreas isoladas, onde há poucas pessoas ou cidades. Porém, como muita gente é atraída para esses locais, acabam se formando cidades grandes. Entre elas estão Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, no Brasil; San Francisco, nos Estados Unidos; Melbourne, na Austrália; e Joanesburgo, na África do Sul.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.