Um crime é um ato cometido por uma pessoa ao violar uma lei local. Governos aprovam leis contra ações que consideram prejudiciais ou perigosas. Ao violar uma lei, a pessoa é punida de alguma forma pelo governo que a criou. Como o direito penal varia de lugar para lugar e muda ao longo do tempo, é difícil definir com exatidão o que é crime.

Tipos de crime

Diferentes sociedades classificam os crimes em diversos grupos. O crime considerado doloso é aquele em que o criminoso tem a intenção de prejudicar ou matar alguém, estando plenamente consciente de estar cometendo um crime. Um assassinato premeditado, ou seja, intencional ou planejado, é um crime doloso. Em alguns países, as pessoas que cometem crimes graves são punidas com longos períodos na prisão ou, às vezes, com sentença de morte. O crime culposo é aquele em que as ações de uma pessoa resultam em um crime, mas sem que ela tenha tido a intenção de cometê-lo. Já dirigir sem parar no sinal vermelho é uma contravenção. A punição para uma contravenção pode ser uma pena leve ou apenas uma multa.

Crimes também podem ser divididos em assaltos a pessoas e a propriedades. Uma pessoa comete um crime contra outra machucando-a, sequestrando-a ou matando-a. Alguém comete um crime contra uma propriedade ao roubá-la, danificá-la ou destruí-la.

O código penal brasileiro prevê crimes como: corrupção, que é o uso de métodos ilegais para conseguir vantagens, em geral prejudicando outras pessoas; furto, quando alguém se apodera de algo que não lhe pertence às escondidas, sem ameaça ou emprego de violência; roubo, que é quando se pega algo de outra pessoa por meio de violência ou ameaça; homicídio; sequestro; tráfico de drogas; maus-tratos; escravidão; fraude etc.

Um crime pode afetar apenas uma pessoa ou toda a sociedade. Os governos consideram especialmente graves os crimes que afetam muitas pessoas. Traição é o crime de trair o próprio país. Isso inclui tentar derrubar o governo ou ajudar inimigos do país. Terrorismo é o uso de violência com objetivos políticos, como detonar bombas, sequestrar aviões e assassinar. Crimes de guerra violam regras estabelecidas em conjunto por muitos países, as quais ditam como as pessoas devem agir em tempos de guerra. Eles incluem torturar prisioneiros ou matar grupos de pessoas inocentes. Os governos atuam em conjunto para punir líderes que cometem crimes de guerra.

Crime organizado

Muitos indivíduos cometem crimes sozinhos, ao passo que outros criminosos operam em grupos. Alguns desses grupos têm negócios ilegais para ganhar dinheiro. Isso é chamado de crime organizado. Muitas vezes, esses criminosos vendem drogas, armas ou outras coisas ilegais que são consideradas nocivas para a sociedade.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.