O curau é uma espécie de mingau seco feito com milho verde, leite de vaca ou de coco e açúcar. Em alguns estados do Brasil, é chamado de canjica.

O curau é um doce típico de festa junina, mas em algumas cidades faz parte do cardápio cotidiano. Em São Paulo e no interior, por exemplo, o curau é muito popular desde o início do século XIX, segundo afirma o grande estudioso da cultura brasileira Luís da Câmara Cascudo. Mas, ao que tudo indica, esse prato já era consumido no Nordeste muitos séculos antes.

A pamonha, como o curau, é um preparado típico da culinária brasileira, e é muito apreciada em especial nas festas juninas. Vários estados disputam os méritos de sua invenção, mas não se sabe ao certo onde ela surgiu primeiro. Sabe-se, porém, que já era feita pelos índios e que a palavra “pamonha” vem do tupi pamuna.

O modo de preparo varia, mas o mais comum é fazer um creme grosso com milho verde pilado ou ralado e misturá-lo a um pouco de água ou óleo. Depois, deve-se envolver a papa na palha do próprio milho e cozinhá-la em água fervente.

Algumas regiões ainda mantêm a tradição de envolver a pamonha em folhas de bananeira, mas a versão mais comum atualmente é a que utiliza a palha do milho.

A pamonha pode ser doce ou salgada. Em Minas Gerais, por exemplo, ela é servida das duas maneiras. Em São Paulo, o comum é comer pamonha doce. Em Brasília, as versões de pamonha salgada são tão comuns que existem até “pamonhadas”.

Nas pamonhadas, são geralmente servidas pamonhas doces e salgadas recheadas com queijo. Há muitas variedades: existe até pamonha recheada com linguiça.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.