O povo curdo é um grupo étnico que vive, na maior parte, em uma região montanhosa chamada Curdistão. Essa área fica no sudoeste da Ásia, no ponto de encontro dos países Turquia, Irã, Síria e Iraque. Os curdos também vivem em outros países vizinhos. Eles falam uma língua própria, o curdo.

Os curdos habitam o mesmo território desde tempos pré-históricos. Os primeiros curdos se deslocavam constantemente, acompanhando seus rebanhos de carneiros e cabras. Alguns curdos ainda levam os animais para pastar nas montanhas durante o verão e retornam a seus vilarejos no inverno. Muitos deles, porém, são agricultores e vivem em um só lugar. Alguns curdos se transferiram para as cidades.

No século VII, a maioria dos curdos adotou a religião chamada islamismo, cujos praticantes são os muçulmanos. Existem dois tipos de muçulmanos: sunitas e xiitas. A maioria dos curdos é formada por sunitas. Eles já enfrentaram problemas e perseguições em regiões governadas por xiitas.

Muitos curdos querem ter seu país próprio, em vez de viver sob o domínio dos estados em que habitam. Os governos desses países — especialmente a Turquia e o Irã — já procuraram, em algumas ocasiões, forçar os curdos a abrir mão de sua língua e de sua cultura. Nos anos 1980 e 1990, o governo do Iraque expulsou milhões de curdos de suas casas. Os curdos já fizeram muitas revoltas contra os governos da Turquia, do Irã e do Iraque, na esperança de conquistar liberdade política e cultural.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.