O curling (cujo nome se usa assim mesmo, em inglês) é um esporte praticado em uma pista de gelo. Por isso, faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno. Lembra um pouco o jogo de boliche, mas, em vez de usar uma bola pesada para derrubar os pinos, os jogadores lançam pedras de granito, com o objetivo de alcançar o alvo que fica no fim da pista. O curling é ainda mais parecido com a bocha, que é praticada no Brasil, embora a pista não seja de gelo.

Para o jogo, formam-se duas equipes com quatro jogadores cada. Alternadamente, os jogadores lançam uma pedra por vez. O objetivo é tentar colocá-la o mais próximo possível do alvo. Quando isso acontece, o time que jogou ganha o ponto. O jogo chega ao fim quando uma das equipes marca oito pontos.

Durante a partida, uma vassoura especial é utilizada para retirar o excesso de gelo da pista, para que a pedra deslize mais facilmente.

A pista de curling mede aproximadamente 42,1 metros de comprimento e 4,2 metros de largura. A pedra utilizada nas competições para atingir o alvo pesa de 18 a 19,9 quilos. Essa modalidade esportiva é bastante popular no Canadá, nos Estados Unidos e no norte da Europa. Os canadenses são os maiores praticantes.

Campeonatos mundiais de curling são realizados desde 1959. Mas a modalidade demorou para ser incluída na lista de jogos oficiais das Olimpíadas de Inverno. Somente depois de ter sido um esporte de demonstração em cinco edições do evento, o curling virou esporte olímpico em 1998, em Nagano, no Japão. Atualmente, há clubes de curling e associações na maioria dos países da Europa ocidental.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.