O damasco é uma fruta alaranjada ou avermelhada, com casca macia. As árvores de damasco, os damasqueiros, pertencem à família das rosas. O damasco faz parte da família do pêssego e da ameixa.

Originalmente os damascos só cresciam na China. Eles foram levados para outras partes do mundo e hoje são cultivados no centro e no sudoeste da Ásia. Também são encontrados em algumas partes do sul da Europa, do norte da África e do norte da América. A Turquia é o maior produtor de damascos do mundo.

Os damascos são redondos ou ovais e têm cerca de 8 centímetros de largura. A maior parte dos damascos tem polpa laranja ou amarela, mas a de alguns tipos é quase branca. A fruta tem um caroço grande, chato e liso no centro.

O damasco cresce em árvores grandes e largas, com folhas verdes, brilhantes e ovais. Na primavera, o damasqueiro produz pequenas flores brancas e cor-de-rosa, das quais nascem as frutas. No início, elas se desenvolvem lentamente. Depois que o caroço se forma, passam a crescer rapidamente. Os damascos estão prontos para ser colhidos no início do verão.

O gosto do damasco fresco é doce e suave. Os damascos também são secos ou enlatados para o consumo. Deles também se faz geleia. São ainda uma boa fonte de vitamina A e de ferro.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.