O termo “democracia” descreve uma forma de governo. Ele vem de duas palavras gregas que significam “governado pelo povo”. Em uma democracia, as pessoas têm o direito de dar sua opinião sobre como deve ser o governo. Isso é feito por meio de uma eleição, apesar de normalmente haver regras sobre quem pode votar. Democracias são diferentes de ditaduras. Em uma ditadura, uma pessoa chamada ditador dita todas as regras.

Tipos de democracia

Há dois tipos principais de democracia. Na democracia direta, todos os eleitores se reúnem em um lugar para criar as leis e tomar decisões. Normalmente há pessoas demais para que uma democracia direta possa funcionar. Nesses casos, as pessoas elegem representantes — ou seja, outras pessoas, que falarão em seu nome. Isso é chamado democracia representativa. Os representantes eleitos é que criam as leis e tomam as decisões.

História

As primeiras democracias surgiram na Grécia antiga, mais de 2 mil anos atrás. Mas elas não duraram muito tempo. Depois disso, os reis e outros governantes é que tiveram todo o poder em seus países. Por volta do século XIII, alguns governantes começaram a permitir que certas pessoas fizessem parte do governo.

Entre os séculos XVII e XVIII, algumas pessoas começaram a pensar que todo o mundo tinha alguns direitos e, entre eles, o direito de participar do governo. Nas colônias britânicas da América do Norte, os colonos sentiam que o rei não lhes permitia ter participação no governo. Eles lutaram para ganhar a liberdade. Quando ganharam a guerra, estabeleceram os Estados Unidos como uma república. O mesmo aconteceu na França logo depois, por ocasião da Revolução Francesa, que depôs o rei e instaurou a república.

A república é uma forma de democracia na qual os cidadãos escolhem as pessoas que fazem as leis. Eles também escolhem o líder do país, que normalmente é chamado de presidente. Muitos outros países se tornaram repúblicas desde então. Outros países mantiveram seus reis e rainhas, mas também se tornaram democracias. Monarquias em que existe democracia são chamadas de monarquias constitucionais. Nesses países, as pessoas escolhem seus representantes. O rei ou a rainha são chefes de estado, mas na verdade têm muito pouco poder.

Democracia no Brasil

Entre 1500 e 1822, o Brasil foi colônia de Portugal. Após a declaração da independência, o Brasil se tornou monarquia. A proclamação da República só aconteceu em 1889. O país se tornou então uma república federal presidencialista.

Depois disso, ocorreram dois períodos em que o Brasil foi governado por ditaduras. O primeiro foi o chamado Estado Novo, chefiado por Getúlio Vargas, e durou de 1937 a 1945. Entre 1964 e 1985, o Brasil foi governado por um regime militar autoritário, que não permitia a democracia.

Na época da proclamação da República do Brasil, apenas os homens alfabetizados com mais de 21 anos podiam votar. As mulheres ganharam o direito de voto em 1932, e os analfabetos e os maiores de 16 anos, em 1988.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.