Os seres humanos vivem mais do que a maioria dos outros animais, portanto a infância do homem também dura bastante tempo. Ao contrário dos filhotes de animais, a criança precisa de vários anos para se tornar independente. À medida que o corpo cresce, o cérebro também se desenvolve. Esse crescimento é chamado de desenvolvimento infantil. Estudiosos dessa fase da vida observam como as mudanças ocorrem nas crianças desde a infância até a adolescência.

O desenvolvimento infantil abrange vários estágios. Os bebês passam pela fase de colo, de aprender a andar, até chegar à idade pré-escolar. Entre os 5 e 6 anos, as crianças começam a frequentar a escola. Por volta dos 10 anos, são chamadas de pré-adolescentes. Este último estágio se estende até que a criança se torne adolescente.

Bebês

Quando bebês, os seres humanos se encontram em sua fase mais indefesa. Um bebê leva três meses até se tornar forte o suficiente para conseguir sustentar a própria cabeça. Conforme sua força muscular aumenta, ele consegue fazer mais coisas.

Durante o primeiro ano de vida, os bebês aprendem a rolar, sentar-se, engatinhar e dar os primeiros passos com a ajuda de alguém. Aos poucos, vão se tornando cada vez mais hábeis em usar as mãos para agarrar e segurar objetos. Quando se desenvolvem um pouco mais, começam a imitar sons semelhantes a palavras.

Primeira infância

A primeira infância se estende aproximadamente desde o nascimento até os 3 anos de idade. Os bebês começam a andar quando têm por volta de 1 ano. A maioria das crianças também começa a dizer algumas palavras nessa mesma fase. Conforme vão crescendo, os bebês ficam fortes e conseguem controlar o próprio corpo. A capacidade de raciocinar também melhora. Lentamente, eles começam a formar frases. Também é comum imitarem o que outras pessoas fazem e falam.

Idade pré-escolar

Entre 3 e 5 anos as crianças estão na fase pré-escolar. Nesse período, elas desenvolvem importantes habilidades, como compartilhar suas posses com os colegas e participar de jogos com regras simples. Brincar com outras crianças permite que elas aprendam a conviver com diferentes tipos de pessoas.

Idade escolar

A escola marca uma nova fase na vida das crianças. A mente delas se desenvolve rapidamente à medida que aprendem a ler, escrever e fazer algumas operações numéricas. Nessa fase, elas também aprendem mais a cooperar com os outros.

Conforme o corpo se torna mais forte e adquire maior coordenação, muitas crianças começam a praticar esportes e outras atividades físicas complexas.

Pré-adolescência

Entre os 9 e os 12 anos de idade, as crianças são consideradas pré-adolescentes. Nessa fase, são bastante independentes e conseguem controlar melhor o próprio comportamento. Os pré-adolescentes também já entendem como ajudar os outros.

Durante essa etapa da vida, as crianças têm amizades muito próximas. O grupo de amigos é algo muito importante para os pré-adolescentes. Nessa fase, eles começam a ter consciência em relação ao mundo que existe além de sua própria casa, escola e comunidade.

O final da pré-adolescência marca também o fim da infância. Quando se tornam adolescentes, esses jovens passam para uma nova etapa, a caminho da independência.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.