O desmoronamento é uma grande porção de terra, pedras ou outro material que desliza por uma encosta inclinada. Isso ocorre quando uma camada de terra ou de pedras separa-se da camada que fica sob ela e a força da gravidade puxa a camada solta para baixo.

Os desmoronamentos têm um poder de destruição muito grande, enterrando ou varrendo tudo o que está em seu caminho. Eles podem bloquear o curso de rios ou cobrir cidades inteiras.

O desmoronamento se dá em encostas inclinadas. A chuva, o vento, as ondas e outros processos naturais podem desgastar a superfície da encosta. O desgaste, ou erosão, pode deixá-la íngreme demais para servir como sustentação para a terra ou para as pedras. A erosão também pode soltar ou enfraquecer o material que está sobre a encosta, o que torna mais fácil para a gravidade puxá-lo para baixo.

Além da erosão, outras forças podem levar a desmoronamentos. Tempestades, derretimento de neve e terremotos também enfraquecem o material da encosta. Terremotos, vulcões ou o uso de equipamentos de construção ou explosivos podem forçar a descida do material encosta abaixo.

Os deslizamentos de pedras ou de lama e as avalanches são semelhantes aos desmoronamentos. O deslizamento de pedras envolve grandes rochas caindo de uma encosta ou de um penhasco. O deslizamento de terra é uma corrente grossa de lama que arrasta plantas, pedras e outros materiais, movimentando-se rapidamente para baixo. A avalanche é o deslocamento repentino de neve ou de outro material para baixo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.