Duas doenças diferentes são chamadas de diabetes, ou diabete. O diabetes melito ocorre quando há excesso de glicose no sangue. Glicose é um açúcar que o corpo extrai de alimentos e usa para ter energia. O diabetes insípido é uma doença rara que afeta os rins.

Tipos de diabetes

Há dois tipos principais de diabetes melito. No tipo I, o corpo deixa de produzir insulina ou não a produz em quantidade suficiente. Insulina é um hormônio, ou substância química, que normalmente controla o nível de glicose no sangue. Esse tipo de diabetes ocorre com frequência em crianças e adolescentes. No tipo II, o corpo produz insulina, mas não consegue usá-la adequadamente. Em geral, ocorre em adultos e é o tipo mais comum de diabete.

O diabetes insípido é ligado a um hormônio chamado vasopressina. Quando o corpo não produz vasopressina ou não consegue usá-la, os rins produzem urina em excesso.

Sintomas

O diabetes melito e o diabetes insípido têm sintomas semelhantes. Quem tem qualquer uma das duas doenças sente muita sede e urina muito. A perda de água através da urina pode ressecar a pele e causar cansaço. Caso não seja tratado, o diabetes melito pode provocar doença cardíaca, problemas renais, cegueira e gangrena, levando à amputação dos pés ou das pernas, e morte. Se não for tratado, o diabetes insípido pode causar baixa pressão arterial e estado de choque.

Causas

A medicina não sabe a causa exata do diabetes melito. Aparentemente, pessoas sedentárias, que pouco se movimentam, não fazem exercícios, e com sobrepeso têm risco maior de desenvolver a doença. O diabetes insípido pode ser causado por dano cerebral ou renal e certas drogas.

Tratamento

Pessoas com diabetes melito do tipo I têm de tomar doses diárias de insulina. Em geral, é possível controlar a doença do tipo II com uma dieta saudável, perda de peso e, se necessário, com medicamentos. O diabetes insípido também é tratado com medicamentos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.