Os diamantes são a substância mais dura da natureza. Eles são considerados pedras preciosas por sua beleza, mas têm muitas outras utilidades.

Como e onde se formam os diamantes

Os diamantes são cristais feitos do elemento químico carbono que passaram por um processo de grande pressão e calor. Os cientistas acham que isso aconteceu milhões de anos atrás, debaixo da superfície terrestre. Com o tempo, os diamantes vieram para a superfície junto com o magma. Conforme o magma endureceu, formou vários tipos de pedras. O tipo mais comum de pedra que contém diamantes é chamado kimberlito. Ele é normalmente encontrado numa formação que parece um cone e é chamada de chaminé. Alguns kimberlitos ficam desgastados com o tempo. Os diamantes podem ser levados para longe por correntezas e depois encontrados em depósitos de areia ou cascalho nos leitos dos rios ou em praias.

Os diamantes são encontrados no mundo todo, menos na Antártica e na Europa. Vários países africanos, entre eles Botsuana e a África do Sul, assim como a Rússia e a Austrália, são os maiores produtores de diamantes do mundo. Na metade do século XX, os cientistas descobriram como criar diamantes artificiais, ou sintéticos, em laboratório.

Características

Os diamantes variam de cor, de transparentes a pretos. Os diamantes transparentes são feitos de carbono puro. As pedras coloridas contêm outros elementos misturados ao carbono. A maioria dos diamantes usados como pedras preciosas são transparentes e praticamente incolores. Os diamantes são tão duros que não podem ser arranhados nem quebrados por nenhuma outra substância.

Usos

Os diamantes são mais conhecidos como pedras preciosas, pois são usados em anéis, brincos, colares e outras joias. Esses diamantes são lapidados, ou cortados, de maneira a ter vários lados. Isso os faz parecerem brilhantes quando a luz se reflete neles. Mas, na verdade, a maioria dos diamantes do mundo é usada na indústria. Por ser tão duros, eles são usados em furadeiras e em outras ferramentas utilizadas para cortar materiais sólidos e resistentes. Também são transformados em pó e utilizados para polir todo tipo de superfície.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.