A dioneia é uma planta que atrai insetos e os devora. Ela pertence ao grupo de plantas carnívoras, ou comedoras de carne. Esse grupo inclui também as dróseras e as nepentáceas. O nome científico da dioneia é Dionaea muscipula.

A dioneia é originária de certas regiões dos estados da Carolina do Norte e do Sul, nos Estados Unidos, onde cresce na natureza. Ela se desenvolve melhor em solos pantanosos.

Essa planta é pequena e cresce de um bulbo. Ela atinge de 20 a 30 centímetros de altura e produz pequenas flores brancas. Suas folhas crescem em duas metades arredondadas, unidas em um dos lados como se fossem mandíbulas. Cada metade tem longos espinhos em toda a volta e três pelos que são sensíveis ao toque. A folha secreta uma substância pegajosa que atrai moscas e outros insetos.

Quando um inseto pousa entre as duas metades de uma folha, os pelos detectam sua presença. Em menos de um segundo, a folha se fecha e os longos espinhos se entrecruzam. Assim que o inseto fica preso na armadilha, a folha libera enzimas, ou sucos digestivos. Esses sucos digerem o inseto e o transformam em nutrientes. A folha absorve os nutrientes e os transporta para todas as partes da planta. Esse processo dura cerca de dez dias. Depois disso, a folha se abre novamente.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.