Assim como as represas, os diques têm uma função simples, mas muito importante: conter a água. Os diques ajudam a evitar que rios e lagos transbordem durante tempestades e provoquem inundações em terras baixas. Eles também são construídos para drenar terras que, em estado natural, ficariam debaixo da água. Por exemplo, eles podem ser usados para criar novas áreas de terra seca ao longo de uma região costeira.

Estrutura

Os diques podem ser feitos de terra, concreto ou pedras empilhadas ao longo das margens da massa de água que será contida. Eles devem ser resistentes o suficiente para não ruir nem se desgastar sob a pressão da água. Nos diques feitos com terra, o topo normalmente é coberto com grama, para que a terra não desmorone.

História

Há milhares de anos, já existiam diques. Os antigos egípcios construíram diques que se estendiam por mais de 950 quilômetros ao longo do rio Nilo. Os povos da antiga China e da Mesopotâmia também construíram diques. Atualmente, um dos maiores sistemas de diques está situado ao longo do rio Mississípi, nos Estados Unidos. Esse sistema vai desde o sul do estado do Mississípi até o golfo do México, estendendo-se por aproximadamente 1.600 quilômetros.

O mais famoso sistema de diques fica nos Países Baixos (Holanda), na Europa. Antigamente, uma grande extensão do território do país era submersa, mas no século XIII teve início a construção de diques, para tomar essas terras do mar. Primeiro, os diques foram construídos dentro do mar; depois, a água que estava entre os diques e a margem natural da costa foi bombeada para fora. Do território total dos Países Baixos, mais de 6.500 quilômetros quadrados correspondem a terras que antigamente eram cobertas pelo mar.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.