Ditadura é uma forma de governo na qual uma pessoa ou um pequeno grupo governa com um poder quase sem limites. O governante de uma ditadura é chamado ditador. Monarcas (reis) absolutistas são outro tipo de governante com poder ilimitado, mas eles geralmente herdam sua posição. Já os ditadores tomam o poder pela força ou enganando o povo.

Como os ditadores governam

Os ditadores podem chegar ao poder em eleições livres e gradualmente assumir todo o poder no governo. Ou então podem usar a força para derrubar o governante, o que é chamado de golpe de Estado. Quando um comandante militar ou um grupo de oficiais militares toma o poder, isso é chamado de ditadura militar. Foi o que aconteceu no Brasil no dia 31 de março de 1964, por exemplo.

Uma vez no poder, os ditadores usam a polícia ou o exército para manter o controle da situação. Eles frequentemente tiram a liberdade das pessoas. Além disso, muitos ditadores cancelam ou controlam as eleições, a fim de que o povo não possa votar para que eles deixem o governo.

Uma forma extrema de ditadura é o totalitarismo. Os ditadores totalitários controlam todos os aspectos da sociedade. Escolas, negócios, jornais e mesmo as artes devem seguir os desejos do governo. Todos os que desagradam o ditador podem ser mortos. Os piores governos totalitários do século XX foram o de Adolf Hitler, na Alemanha, e o de Stálin, na União Soviética.

História

A palavra “ditador” foi usada pela primeira vez na Roma antiga, durante o período da república. Nessa época, o ditador era um líder temporário. Seu poder era grande, mas era mantido somente durante períodos de problemas para a nação. No entanto, um líder romano, Júlio César, manteve-se como ditador por toda a sua vida.

As ditaduras tornaram-se comuns durante os séculos XIX e XX. Nesse grande período, muitas colônias ganharam sua independência em relação aos países estrangeiros que as dominavam. No entanto, várias delas viraram ditaduras. Assim, muitas ditaduras surgiram na América Latina, nos séculos XIX e XX, e na África, no fim do século XX. Por outro lado, várias ex-colônias se tornaram democracias.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.