Quando as pessoas têm doenças ou transtornos mentais, não conseguem controlar certos sentimentos, pensamentos ou atos, o que dificulta o convívio com outras pessoas. Alguns transtornos mentais são leves e podem desaparecer por si sós. Porém existem outros tipos que são doenças sérias e requerem tratamento médico.

Tipos de doenças mentais

Transtornos de ansiedade

Pessoas com transtornos de ansiedade frequentemente ficam assustadas mesmo em situações seguras e podem sentir medo, tontura ou falta de ar. Algumas vezes o medo aparece sem razão alguma, mas em outras ocasiões surge associado a um fato específico — por exemplo, altura, multidões ou ambientes fechados — e, nesse caso, é chamado de fobia.

Transtornos psicóticos

Pessoas com transtornos psicóticos confundem a vida real com fantasias e podem ver ou ouvir coisas que não existem. Além disso, ainda podem acreditar que são outras pessoas. Um exemplo desse tipo de doença é a esquizofrenia.

Transtornos de humor

Pessoas com transtornos de humor sofrem de depressão (tristeza extrema) ou mania (excitação extrema). Com depressão, elas se sentem tristes, sem esperança e cansadas, por um período incomum de tempo. Com mania, sentem-se extremamente felizes, confiantes e enérgicas. No entanto, costumam ficar excitadas demais para pensar com clareza e acabam tomando decisões erradas.

Transtornos mentais em crianças

Alguns transtornos mentais podem começar durante a infância ou a adolescência. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos mais comuns. Crianças com TDAH podem ter problemas para prestar atenção às aulas, além da dificuldade de ficar sentadas por muito tempo. Essa doença é mais comum em meninos do que em meninas.

Os distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia, são doenças mentais sérias que começam durante a adolescência, atingindo normalmente meninas que têm grande medo de ganhar peso. Pessoas com esse tipo de distúrbio têm uma imagem distorcida do seu corpo, vendo-se gordas quando na verdade são magras. A anorexia leva o doente a comer pouquíssimo alimento. Já a bulimia promove o exagero no ato de comer, levando o doente a comer demais e depois a forçar o vômito. Os distúrbios alimentares podem causar problemas físicos e até a morte.

Causas

As doenças mentais podem ser causadas por problemas químicos no cérebro, por fatores genéticos, por fatores ambientais ou por uma combinação de tudo isso. Por exemplo, um problema químico no cérebro pode causar transtornos de humor ou esquizofrenia. No entanto, a genética também pode ser responsável pelo problema: crianças cujos pais têm esquizofrenia ou depressão são mais suscetíveis a ter esses transtornos. Fatores ambientais, como abuso na infância ou estresse extremo, podem aumentar a probabilidade de transtornos. Em muitos casos, as causas exatas das doenças mentais são desconhecidas.

Tratamento

Os psiquiatras são médicos que tratam de doenças mentais, prescrevendo medicamentos para reduzir e controlar os sintomas dessas doenças. Alguns remédios são muito eficazes, permitindo que os pacientes retomem sua vida normalmente.

A psicoterapia (frequentemente chamada apenas de terapia) é outro tratamento efetivo para muitos transtornos mentais. Durante a terapia, os pacientes falam sobre seus sentimentos e comportamentos com um terapeuta, que geralmente é um psiquiatra ou um psicólogo. Os terapeutas ajudam as pessoas a entender os seus problemas e a aprender a controlar os sintomas de seus transtornos mentais.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.