Os animais, como os seres humanos, também ficam doentes. As doenças que mais preocupam são aquelas que atingem os animais que servem de alimento para os homens, as doenças que afetam bichos de estimação e aquelas que são transmitidas de animais para seres humanos.

Assim como as doenças humanas, os males que afligem os animais são divididos em dois grupos: doenças infecciosas e não infecciosas. Os médicos dos animais, chamados veterinários, tratam essas doenças.

Doenças infecciosas

As doenças infecciosas são transmitidas de um animal para outro. Elas são causadas por vírus, bactérias, protozoários, fungos e vermes.

Uma das doenças mais temidas é a raiva, pois ela atinge o cérebro. O vírus que causa a raiva é encontrado na saliva dos animais contaminados. Se uma pessoa for atacada por um animal com raiva, o vírus será transmitido para essa pessoa, podendo levar à morte. Há uma vacina contra a raiva, que pode ser dada às pessoas que foram mordidas por animais contaminados. A vacina também é dada aos animais, para protegê-los da doença.

Outro vírus causa a chamada doença de Newcastle, que afeta frangos, perus e aves de estimação, sendo, na maioria dos casos, fatal para esses animais. Os sintomas são parecidos com os da gripe. As pessoas podem contrair a doença se tiverem contato com aves contaminadas.

A tuberculose bovina é uma doença causada por uma bactéria que afeta o gado. A doença se instala nos pulmões e pode ser transmitida para as pessoas por meio do leite da vaca. Por essa razão, o leite passa por um processo de aquecimento chamado pasteurização, que elimina a bactéria. Com isso, fica afastado o risco de os seres humanos serem contaminados através do leite.

A doença da vaca louca é causada por uma partícula (um pedaço minúsculo) de uma proteína chamada príon. Essa doença afeta o cérebro do gado. Quando há animais doentes, os criadores têm de matá-los para que a doença não se espalhe. As pessoas podem contrair a doença da vaca louca ao ingerir carne de algum animal contaminado.

A dirofilariose é uma doença grave que afeta cães e gatos. Um verme infecta o coração e causa a doença no animal. Existem medicamentos que podem ser usados tanto na prevenção quanto no tratamento da doença.

Doenças não infecciosas

Doenças não infecciosas são as que não são transmitidas de um animal para outro. Muitas delas são parecidas com as doenças não infecciosas dos humanos.

O câncer, por exemplo, afeta muitos cães, gatos e outros animais. Bichos de estimação e animais selvagens podem sofrer de arteriosclerose, uma doença que bloqueia vasos sanguíneos. Muitos animais também podem desenvolver a doença dos olhos conhecida como catarata.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.