Ecologia é o estudo das relações entre os seres vivos e o que está ao redor deles, ou seja, o ambiente (também chamado de meio, ou meio ambiente). Os cientistas que trabalham com ecologia são os ecologistas. Eles examinam de que maneira os seres vivos dependem uns dos outros para viver e também como esses seres usam os recursos naturais, como o ar, o solo e a água, para dar continuidade à vida.

Alguns ecologistas trabalham em laboratórios, onde fazem pesquisas para estudar situações sob condições controladas. Eles podem, por exemplo, estudar como as plantas reagem a diferentes quantidades de luz e de água. Esses estudos são mais difíceis na natureza, porque o clima ou outras condições naturais não podem ser controlados.

Entretanto, muitos ecologistas trabalham em ambientes naturais externos, em pesquisas de campo. Eles levam em conta todos os fatores que afetam os ecossistemas, ou seja, o conjunto composto de seres vivos e o ambiente em que eles vivem. Esses estudos de campo são úteis porque mostram o que acontece de fato no local.

A ecologia é muito importante, porque mostra como as mudanças no ambiente afetam a sobrevivência dos seres vivos. Por exemplo, a poluição mata determinados seres vivos, e os animais que se alimentavam deles também acabam morrendo. O trabalho dos ecologistas vem convencendo muita gente a proteger o meio ambiente e todos os ecossistemas que o sustentam.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.