A eletrônica é um dos ramos da ciência chamada física. Ela explica como a eletricidade pode ser usada para transportar ou processar informações. Muitos produtos, como computadores, câmeras digitais, rádios, televisores, telefones sem fio e videogames, têm por base a eletrônica. Esses produtos são chamados de eletrônicos.

Sinais elétricos

Os produtos eletrônicos contêm dispositivos que controlam o fluxo da eletricidade, isto é, a corrente elétrica. Mudanças na corrente elétrica criam sinais elétricos, que podem fornecer diversos tipos de informação. Por exemplo, os sinais elétricos em um rádio produzem som.

Muitos produtos eletrônicos usam sinais elétricos para fornecer informações em forma de código numérico. Esses produtos são chamados de eletrônicos digitais. A câmera digital é um exemplo disso. Ela transforma uma imagem em muitos pontinhos e usa os sinais elétricos para criar números que descrevem cada um dos pontinhos. Assim, outros produtos digitais, como computadores ou impressoras, também podem ler esses números, que são usados para reconstituir a imagem e imprimi-la ou exibi-la na tela do computador.

Aparelhos eletrônicos

A maioria dos aparelhos eletrônicos é fabricada com silício, um tipo de material semicondutor. O semicondutor deixa a eletricidade fluir apenas sob determinadas condições, o que o torna eficaz no controle do fluxo de eletricidade.

Um dos mais conhecidos dispositivos eletrônicos é o transistor, que controla o fluxo de eletricidade agindo como um interruptor que pode ser ligado e desligado. Os transistores podem ser muito pequenos. Milhões de minúsculos transistores podem ser combinados em uma placa chamada circuito integrado, permitindo que os produtos eletrônicos processem um grande número de sinais elétricos com muita rapidez.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.