A eletricidade é uma forma de energia. Na natureza, ela pode ser observada nos relâmpagos. Os cientistas descobriram como gerar eletricidade, o que é bastante útil, uma vez que a eletricidade gerada pode ser controlada e enviada através de cabos. Dessa maneira, são alimentados aparelhos como aquecedores, lâmpadas e computadores. Hoje a eletricidade produz a maior parte da energia que move o mundo moderno.

Como funciona a eletricidade

Tudo na natureza é formado por minúsculas partículas chamadas átomos. Cada átomo possui partículas ainda menores: os prótons e os elétrons. A carga dos elétrons é negativa, e a dos prótons, positiva. Cargas opostas — isto é, uma positiva e outra negativa — se atraem. Cargas iguais — ou seja, duas cargas positivas ou duas cargas negativas — se repelem. A eletricidade surge quando elétrons são empurrados e puxados de um átomo a outro.

Eletricidade estática

Ao esfregarmos um objeto contra outro, os elétrons se movimentam, criando a chamada eletricidade estática. É por isso que os cabelos ficam eriçados quando esfregamos uma bexiga de borracha neles. Os elétrons movem-se da bexiga para os fios de cabelo, que ficam com o mesmo tipo de carga e repelem uns aos outros.

Geração de eletricidade

Quando muitos elétrons estão em movimento, uma corrente elétrica é criada. A central elétrica de uma cidade produz uma poderosa corrente elétrica e a distribui através de cabos. A eletricidade usada para iluminar e aquecer cômodos, bem como para acionar aparelhos, é criada por máquinas chamadas geradores. Os geradores produzem corrente elétrica movendo peças magnéticas através de um anel de cabos. Os cabos levam a corrente até as casas, os edifícios e outros tipos de imóvel. Depois, cabos diferentes levam a eletricidade ao interior desses imóveis. Quando conectamos um ferro de passar ou outro eletrodoméstico na tomada, a corrente passa a circular dentro do aparelho, fazendo-o funcionar. Reações químicas em pilhas ou baterias também produzem corrente elétrica.

Os pesquisadores têm desenvolvido novas formas de criar energia elétrica usando energias alternativas (no lugar de combustíveis fósseis). Essas energias são renováveis e menos poluidoras. Aparelhos chamados fornos solares e células solares podem transformar a energia do Sol em eletricidade. A energia do vento (energia eólica), por exemplo, é usada atualmente para acionar máquinas que geram eletricidade. Em muitos rios, são construídas barragens que aproveitam a energia da queda da água para produzir eletricidade.

História

Os gregos antigos foram os primeiros a estudar as forças da eletricidade. Nas colônias inglesas dos Estados Unidos, no século XVIII, Benjamin Franklin provou que o relâmpago é uma forma de eletricidade. Posteriormente os cientistas descobriram que a eletricidade está relacionada ao magnetismo, o que os levou a gerar eletricidade usando ímãs.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.