A energia alternativa é aquela obtida das várias fontes de energia renováveis. Estas fontes incluem, entre outras, a energia solar, a eólica, a hídrica (ou hidráulica) e a geotérmica. Os combustíveis fósseis, que são outra fonte de energia, poluem o ar e estão sendo consumidos muito rapidamente, com efeitos devastadores para a natureza. Por isso, os cientistas pesquisam fontes de energia para substituí-los.

A importância das energias alternativas

No início do século XXI, cerca de 80 por cento da energia do mundo era obtida a partir de combustíveis fósseis, principalmente do carvão, do petróleo e do gás natural. No entanto, os combustíveis fósseis são recursos finitos. Isso significa que eles estão disponíveis na Terra apenas em quantidades limitadas e que um dia vão acabar. Além disso, os combustíveis fósseis adicionam dióxido de carbono à atmosfera quando são queimados. Os cientistas acreditam que isso contribui para o aquecimento global. A queima de combustíveis fósseis também libera para a atmosfera outros poluentes, como o monóxido de carbono e o dióxido de nitrogênio. Embora a energia nuclear seja considerada uma fonte de energia mais limpa do que os combustíveis fósseis, também tem seus problemas. Quando a energia é liberada do combustível nuclear, são produzidos resíduos radioativos perigosos.

Fontes de energia alternativa

A maioria das fontes de energia alternativa é renovável, o que significa que, ao contrário dos combustíveis fósseis, é improvável que elas se esgotem. Exemplos incluem o Sol, o vento, os rios e oceanos, o calor do interior da Terra e os biocombustíveis. Estas fontes de energia podem ser usadas para gerar eletricidade, para aquecer a água e, em alguns casos, para abastecer veículos como carros e ônibus.

Energia solar

O calor e a luz produzidos pelo Sol são uma fonte enorme de energia. Algumas tecnologias, tais como as células solares dos painéis fotovoltaicos (PV), têm sido desenvolvidas para aproveitar esta energia e gerar eletricidade e calor.

Energia eólica e hídrica

Quando o vento move as pás de um moinho, elas convertem a energia eólica (do vento) em energia elétrica por meio de um aparelho chamado gerador. As turbinas eólicas podem ser instaladas sozinhas ou em um grupo chamado parque eólico.

De modo semelhante, os rios e os oceanos podem fornecer energia elétrica. A água que flui através de uma barragem (ou represa) ativa os geradores que produzem eletricidade. Essa energia é chamada de hidráulica ou hidrelétrica. A energia das ondas oceânicas é produzida por meio de geradores colocados no oceano. A quantidade de energia depende do tamanho, da força e da frequência das ondas. A Usina das Ondas, no porto de Pecém, no Ceará, foi a primeira usina de ondas da América Latina, porém hoje se encontra desativada, após um período de testes em 2012 e 2013. Outros países que estão experimentado a energia limpa das ondas são a Dinamarca, Portugal e o Reino Unido.

Energia geotérmica

A energia geotérmica é gerada pelo calor que vem de dentro da Terra. Em certos locais, tais como a Islândia, o calor é tão próximo da superfície que pode ser facilmente utilizado como fonte de energia. Em outros lugares é necessário perfurar as rochas para chegar ao calor.

Energia alternativa para os veículos

Historicamente, a maioria dos veículos funciona com combustíveis fósseis, na forma de gasolina ou óleo diesel. Uma alternativa de combustível é o gás de petróleo liquefeito (GPL), produzido a partir de gás natural. Porém, o gás natural é um combustível fóssil e, portanto, não renovável. Um tipo renovável de combustível é o etanol, que é feito a partir de grãos, tais como o milho. O Brasil é um dos principais produtores de etanol, feito da cana-de-açúcar; o etanol serve de combustível para os carros flex (carros híbridos, movidos a gasolina e a álcool). O biodiesel, feito a partir de plantas oleaginosas, é outro combustível renovável. O etanol e o biodiesel são chamados de biocombustíveis — combustíveis feitos a partir de matéria vegetal ou animal.

Hoje, alguns veículos funcionam com baterias elétricas ou células de combustível. As células de combustível são semelhantes às baterias, mas duram muito mais tempo. Elas usam um combustível como o hidrogênio para gerar eletricidade. As células de combustível são também utilizadas em naves espaciais e em alguns edifícios.

Os problemas com as fontes alternativas de energia

Há centenas de anos as pessoas e as indústrias vêm contado com os combustíveis fósseis como fontes de energia. No início do século XXI, muitos países começaram a adotar políticas para aumentar a quantidade de energia derivada de fontes renováveis. Porém, a transição para energias alternativas é cara e requer grandes alterações nos sistemas que já existem. Mudanças em grande escala exigem que os governos e as empresas privadas apoiem e contribuam com dinheiro e outros recursos.

Além disso, algumas tecnologias ainda são relativamente recentes e precisam de mais investigação e desenvolvimento. Essas novas fontes podem ser vitais para o fornecimento de energia sustentável à medida que os outros recursos forem se esgotando.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.