A enzima é uma substância importante produzida pelas células de plantas e animais. Ela ajuda o corpo a realizar tarefas como a digestão e a criação de células novas.

As enzimas são catalisadoras, ou seja, controlam a rapidez com que as reações químicas ocorrem nos organismos vivos. Essas reações são os processos que mantêm todos os animais e plantas funcionando.

As enzimas se deslocam dentro e fora das células, porém cada uma delas tem uma função e um local de atuação específicos. Uma enzima normalmente desempenha apenas uma tarefa e atua apenas sobre um tipo de substância, chamada substrato. O substrato se encaixa em um único lugar na enzima, mais ou menos como uma chave se encaixa em uma fechadura.

Existem muitos tipos diferentes de enzimas, que realizam tarefas distintas. Normalmente as enzimas aceleram um processo que, de outro modo, seria muito mais lento. Algumas atuam sobre o sistema digestório dos animais para decompor os alimentos. Nas plantas, as enzimas participam da fotossíntese, o processo pelo qual as plantas usam a luz solar para produzir seu próprio alimento. Outras enzimas carregam partes de uma molécula a outra, ou ajudam uma célula a queimar combustível.

As enzimas são especialmente importantes para controlar a velocidade com que as coisas acontecem no interior de uma célula. Por exemplo, o corpo decompõe açúcares para obter energia. As enzimas garantem que esse processo aconteça devagar, para que não seja produzida energia demais em pouco tempo.

As enzimas são também utilizadas em processos industriais e na medicina. Elas ajudam a curar cortes e a dar o diagnóstico de determinadas doenças. Além disso, constituem parte importante do processo da fermentação, que, dentre outras coisas, ajuda a converter o leite em queijo, o suco de uva em vinho e faz o pão crescer antes de ser assado.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.