O equador é um círculo imaginário que faz a volta na Terra, dividindo o planeta em dois hemisférios: o Norte e o Sul. Ele corre no sentido leste-oeste, exatamente no meio do caminho entre os polos Sul e Norte. Sua extensão é de 40 mil quilômetros.

O equador aparece nos mapas e globos terrestres e é o ponto de partida para se obter a latitude de qualquer lugar na Terra. Latitude é um sistema de linhas também imaginárias que correm paralelas ao equador, no sentido leste-oeste. Essas linhas são usadas para medir distâncias em graus ao norte e ao sul do equador, que é considerado o grau zero.

No Brasil, a linha do equador passa pelos estados de Roraima, Amazonas, Amapá e Pará. Diversos municípios brasileiros ficam no hemisfério Norte, pois se localizam ao norte da linha do equador. A única capital brasileira que fica no hemisfério Norte é Boa Vista. A única capital brasileira atravessada pelo equador é Macapá.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.