A água, o vento e outras forças da natureza desgastam as rochas e o solo. Essas forças carregam pedaços de pedra e de solo para novos lugares, mudando o formato e o aspecto de um terreno. Esse processo é chamado erosão.

Tipos de erosão

A água do rio move lama, pedras e grandes rochas pelo fluxo das águas. Esse tipo de erosão ajudou a esculpir o Grand Canyon, que fica no sudoeste dos Estados Unidos. Durante milhões de anos, as águas do rio Colorado levaram pedaços de rocha e de solo. Aos poucos, a água transformou a superfície plana da terra num cânion.

As ondas do mar também podem causar erosão. Elas movem constantemente as pedras e a areia das praias. Com o tempo, a água vai transformando as partículas das pedras em mais areia. Dessa forma, a água também leva cada vez mais areia para outros lugares.

Assim como as ondas, o vento também carrega areia e partículas de terra de um lugar para o outro. O vento forma dunas de areia e muda seu formato, além de também soprar o solo seco. À medida que o vento joga areia na rocha, ela vai ganhando novas formas.

As grandes massas de gelo chamadas geleiras também causam erosão. Elas movem parte das rochas e do solo que ficam abaixo delas. As geleiras podem até mover pedras tão grandes quanto uma casa. Quando uma geleira derrete, as rochas e a terra ficam fora do lugar original.

Um deslizamento de terra mostra como a gravidade ajuda a erosão. O vento e a chuva podem enfraquecer as laterais das montanhas e dos morros. A gravidade, então, faz o solo, a lama e as pedras descerem pelas encostas provocando desmoronamentos.

Perigos da erosão

A erosão pode ser prejudicial às terras agrícolas. A agricultura depende de solo fértil para o crescimento saudável da plantação. Mas a camada superior do solo é fina. O vento e a água corrente podem levá-la.

Os agricultores utilizam vários métodos para diminuir a erosão. Eles plantam árvores em torno das terras para bloquear o vento. Nos terrenos em declive eles cavam valas, ou levantam bordas, na terra. Assim a água fica armazenada em vez de escorrer pelo declive e levar o solo embora.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.