Os escoteiros e as escoteiras (também conhecidas como bandeirantes) são grupos que ensinam habilidades úteis e cidadania a meninos e meninas. Os escoteiros frequentemente fazem caminhadas e acampamentos, além de participar de outras atividades ao ar livre.

Escoteiros

Um oficial do exército britânico chamado Robert Baden-Powell fundou o movimento do escotismo em 1907. Em 1908 ele publicou o primeiro manual dos escoteiros, que trazia pela primeira vez impresso o lema “Sempre Alerta”.

Em pouco tempo o escotismo se difundiu pelo mundo. O movimento escoteiro dos Estados Unidos começou em 1910 e hoje abrange vários programas voltados a meninos e jovens de diferentes faixas etárias. Os tiger cubs (“tigrinhos”) têm 7 anos de idade. Os lobinhos têm de 8 a 10 anos, e os escoteiros, de 11 a 17. O programa Aventura é destinado a rapazes mais velhos.

No Brasil, os escoteiros se dividem em lobinhos (de 7 a 10 anos), escoteiros (de 11 a 14), seniores (de 15 a 17) e pioneiros (de 18 a 21 anos).

Os escoteiros têm vários escalões, ou níveis. Para avançar de um nível ao seguinte, um escoteiro precisa dominar habilidades e realizar serviços. O escoteiro também pode ganhar distintivos de mérito por aprender novas habilidades ou estudar novos temas.

O grupo escoteiro básico é chamado tropa. Escoteiros de muitas tropas se reúnem em encontros chamados jamborees. Um jamboree mundial acontece mais ou menos a cada quatro anos. Quando o século XXI começou, mais de 25 milhões de crianças e adolescentes de mais de duzentos países eram membros ativos do movimento escoteiro.

Escoteiras

Pouco depois do início do movimento escoteiro para meninos, muitas meninas se interessaram pelo escotismo. Em 1910, Baden-Powell fundou o movimento das bandeirantes.

As escoteiras ou bandeirantes prestam muitos tipos de serviços às comunidades e aos países em que vivem. Elas fazem, por exemplo, coletas de alimentos e de roupas para pessoas necessitadas, ajudam a alfabetizar pessoas ou trabalham pela proteção do meio ambiente.

Como os escoteiros, as escoteiras e as bandeirantes se dividem em grupos segundo a idade. No caso das bandeirantes do Brasil, as meninas de 5 a 9 anos de idade podem fazer parte de um Grupo de Ciranda. Os Grupos de B1 reúnem bandeirantes de 10 a 12 anos, e os de B2, de 13 a 15 anos. As bandeirantes de 16 a 21 anos fazem parte dos Grupos de Guia. Como os meninos, as escoteiras e bandeirantes ganham distintivos para assinalar suas conquistas.

A Associação Mundial de Bandeirantes e Escoteiras foi fundada em 1928. No início do século XXI, ela tinha mais de 10 milhões de integrantes em 140 países.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.