Um espelho é uma superfície polida que mostra imagens dos objetos colocados diante dele. A maioria dos espelhos é constituída por uma lâmina de vidro com um revestimento metálico brilhante no verso.

Reflexo

A imagem que vemos em um espelho se chama reflexo. O reflexo ocorre quando a luz atinge uma superfície; quando não consegue atravessar essa superfície, a luz ricocheteia, ou seja, é refletida. A maioria das superfícies absorve certa quantidade de luz e reflete outra quantidade. Os espelhos, porém, refletem quase toda a luz que os atinge. O revestimento metálico no verso causa o reflexo.

Ao ficarmos diante de um espelho, nosso corpo reflete padrões de luz que chegam até ele. Esses padrões de luz batem no espelho e voltam para os nossos olhos. O cérebro então interpreta, ou lê, os padrões de luz como sendo uma imagem nossa no espelho.

Tipos de espelho

Na maioria, os espelhos são planos. As imagens em um espelho plano são reversas. Por exemplo, se você levantar a mão direita enquanto se olha ao espelho, a impressão é a de que levantou a mão esquerda. As pessoas usam espelhos planos para examinar sua aparência.

Há também espelhos curvos, que podem ser convexos ou côncavos. Os espelhos convexos são curvos para fora, como um domo, e mostram os objetos invertidos e menores do que de fato são. Os espelhos côncavos são semelhantes a uma tigela e, a distância, mostram os objetos em posição invertida. De perto, porém, os objetos aparecem na posição correta e maiores do que de fato são.

Como são feitos os espelhos

Os espelhos são feitos em fábricas, com máquinas especiais. Primeiro, uma lâmina de vidro é polida, aplainada e limpa. A seguir, o verso da lâmina é coberto com uma fina camada de prata, alumínio ou outro metal. Por fim, o metal é revestido com cobre, verniz ou tinta para ficar protegido contra arranhões.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.