Um esporte é uma atividade física que pode ser praticada por lazer ou profissionalmente, sempre envolvendo uma competição. As pessoas sempre gostaram de competições esportivas.

Tipos de esporte

Cada esporte tem um conjunto de regras que os jogadores devem seguir. Alguns esportes envolvem disputas individuais, em que uma pessoa compete com outra por melhores resultados. Como exemplos temos o boxe, a luta livre, a ginástica, a patinação no gelo, o salto ornamental, o salto com vara, o salto em distância e o hipismo.

Em esportes coletivos, um grupo de pessoas compete contra outro grupo, ou time. Um time pode ter poucos membros, como uma dupla, ou muitos atletas.

No tênis em dupla há dois jogadores. Com cinco atletas se forma um time de basquete. O hóquei no gelo tem seis, e um time de beisebol tem nove. Com onze se monta um time de futebol, de futebol americano ou de críquete. Tanto a natação quanto a corrida podem buscar resultados individuais ou coletivos, por equipe (revezamento).

Os esportes podem ser amadores ou profissionais. Atletas amadores não são pagos para competir, mas os profissionais competem por dinheiro, pois é a profissão deles.

Os esportes podem ser organizados ou não. Crianças que vivem no mesmo bairro e que se encontram para jogar futebol estão praticando um esporte não organizado — ou seja, nenhuma organização o controla. Em esportes organizados, os atletas jogam pela escola, pelo clube, por uma comunidade ou por outra organização. Essa organização programa os jogos e faz valer as regras do esporte.

História

Desde os tempos mais antigos os seres humanos têm organizado corridas, lutado e caçado por esporte. Os povos da Antiguidade, em muitas partes do mundo, já disputavam jogos que envolviam o uso de uma bola.

Em certas culturas os esportes faziam parte das práticas religiosas. Assim foi com os Jogos Olímpicos da Grécia antiga, que começaram em 776 a.C. Os gregos antigos competiam nesses jogos para honrar seus deuses.

Os romanos relacionavam as competições atléticas às habilidades militares, mas não à religião. Eles praticavam o boxe, a luta, a corrida de biga e o lançamento de dardos.

Após os tempos antigos, os povos continuaram a praticar esportes, mas eles não tinham nenhuma organização que coordenasse suas regras. Os esportes organizados tornaram-se mais comuns nos séculos XVIII e XIX. Foram criadas ligas e outras organizações para controlar as competições atléticas. Elas também estabeleceram regras para um grande número de esportes.

Os esportes educam para a disputa, bem como fortalecem a noção de equipe e de colaboração na busca de um resultado. Além disso, são fundamentais para o bom desenvolvimento físico e uma disposição saudável, em qualquer idade.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.