O estômago é um órgão oco que faz parte do sistema digestório. Tudo o que comemos vai parar nele através de um tubo chamado esôfago. O estômago processa os alimentos e os passa em pequenas porções para os intestinos.

O estômago humano

O nosso estômago localiza-se no lado superior esquerdo da barriga. O estômago de um adulto tem cerca de 25 centímetros de comprimento e pode se expandir para conter até 0,9 litro de alimento.

As glândulas do estômago produzem sucos gástricos que desintegram em parte os alimentos. Um muco forra as paredes internas do estômago, para protegê-lo desses sucos gástricos.

Os músculos do estômago fazem os sucos gástricos se misturar ao alimento e depois o levam até o intestino delgado. O alimento pode permanecer no estômago de uma até mais de cinco horas. Depois que o estômago se esvazia, seus músculos continuam a se movimentar, o que causa a sensação de fome.

O estômago dos animais

O estômago de alguns animais tem mais de uma câmara, ou seção. Cada câmara tem a sua própria tarefa. O estômago dos bois e os de outros animais que comem gramíneas é composto de quatro câmaras (ou bolsas gástricas) separadas; o dos pássaros tem três câmaras.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.