A estatística é um ramo da matemática que consiste em coletar, resumir, analisar e interpretar dados e informações. Os números que resultam desse trabalho formam o que é chamado de estatística. Eles podem ajudar a prever as condições meteorológicas, ou qual será o desempenho de uma equipe esportiva. Podem também dizer coisas mais especificas sobre um grupo grande de pessoas — por exemplo, o nível de leitura dos estudantes, a opinião dos eleitores ou o peso médio dos moradores de uma cidade.

Coleta dos dados

Os especialistas em estatística são chamados de estatísticos. Eles coletam informações de três formas básicas: pesquisando fontes de dados confiáveis, como jornais ou relatórios de organizações idôneas; conduzindo experimentos científicos; e realizando pesquisas por meio de questionários apresentados às pessoas.

Às vezes os estatísticos não podem coletar dados sobre cada membro de um grupo, porque este é grande demais. Nesse caso, eles estudam só uma parte do grupo, chamada amostra. A amostra precisa ser uma representação fiel da população. Por exemplo, se as mulheres formarem 60 por cento dessa população, a amostra também deve conter 60 por cento de mulheres.

Resumo dos dados

Depois de coletadas as informações, os estatísticos as resumem. Em geral, eles apresentam os dados em forma de gráficos ou de planilhas, que são mais fáceis de ler e visualizar do que uma longa lista de dados.

Quando os estatísticos resumem os dados, eles chegam a determinados valores numéricos. Três desses valores são a média, a moda e a mediana.

A média é a soma de uma série de números dividida pela quantidade de números que formam a série. Por exemplo, se o peso total de dez pessoas for igual a 680 quilos, o peso médio será 680 quilos divididos por 10, ou seja, 68 quilos.

A moda é o número que aparece mais vezes em uma amostra. Se o peso mais comum de uma amostra de pessoas for 63 quilos, então a moda será 63. As modas também servem para descrever informações que não são feitas de números — por exemplo, uma série de letras.

A mediana é o número que se encontra no meio de uma amostra. Se os pesos da amostra forem 56, 59, 65, 68 e 72, então o peso mediano é 65 quilos. As medianas são muito úteis quando existem números exageradamente altos ou baixos em uma amostra.

O uso das estatísticas

Uma vez que os dados estejam resumidos, as pessoas os analisam e tentam entender o que eles significam. Artigos de jornais, livros e discursos políticos em geral utilizam estatísticas. As pessoas as usam para dar base às suas opiniões. As empresas e os governos aproveitam as estatísticas para traçar estratégias e fazer planejamentos.

Como estatísticas são apresentadas na forma de tabelas, planilhas, gráficos e números, as pessoas costumam acreditar nelas. Porém às vezes as estatísticas podem ser usadas para distorcer a verdade. É importante saber se os dados foram coletados com cuidado e resumidos com exatidão.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.