O nome estegossauro significa “lagarto coberto” ou “lagarto telhado”. O estegossauro é um dinossauro e recebeu este nome porque tinha duas fileiras de enormes placas ósseas ao longo das costas. Ele é o mais conhecido e o maior dos dinossauros encouraçados.

Quando e onde viveu o estegossauro

O estegossauro viveu entre 159 milhões e 144 milhões de anos atrás. Fósseis, ou restos, de estegossauros foram encontrados em vários lugares dos Estados Unidos, como os estados de Colorado, Wyoming, Utah e Oklahoma. Ele viveu em áreas arborizadas com plantas baixas.

Características físicas

O estegossauro era um dinossauro grande, que se arrastava pesadamente com suas quatro patas. Ele normalmente atingia o comprimento de 6,5 metros. Tinha cerca de 3 metros de altura nos quadris e pesava perto de 2 toneladas. As imensas placas que percorriam seu corpo desde o pescoço até a cauda estavam dispostas em duas fileiras, uma de cada lado da espinha dorsal. Algumas dessas placas tinham mais de 60 centímetros de altura. O estegossauro também tinha de dois a quatro pares de pontas na cauda. Seu corpo tinha uma aparência arqueada. Suas pernas traseiras eram mais compridas que as dianteiras. O estegossauro tinha cabeça pequena e estreita, com um bico em forma de chifre.

Comportamento

O estegossauro era herbívoro. Usava a cauda pontuda e as largas placas para se defender. As placas continham vasos sanguíneos que também podem ter ajudado a controlar a temperatura do corpo. Os estegossauros provavelmente viviam em manadas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.