O eucalipto é uma árvore alta. Na verdade, algumas das árvores mais altas já encontradas no mundo são eucaliptos.

Os eucaliptos crescem em maior número na Austrália, mas também se desenvolvem bem em outras regiões de clima temperado. Eles são encontrados ainda na Nova Zelândia, na América do Sul, no sul da Europa, no norte da África e na Califórnia, Estados Unidos.

Existem mais de quinhentas espécies de eucaliptos. Algumas chegam a apenas cerca de 10 metros de altura, mas muitas outras atingem dimensões muito maiores que isso. O eucalipto gigante da Austrália chega a mais de 90 metros de altura, e seu tronco pode ter 7,5 metros de diâmetro.

As folhas dos eucaliptos são longas e finas, e sua cor pode ser verde-clara ou verde-escura. Em algumas espécies, elas contêm um óleo com aroma forte, que é usado em medicamentos, como xaropes contra a tosse. As flores são pequenas e podem ser de várias cores, incluindo branco, amarelo e tons de vermelho. Os eucaliptos têm pequenas cápsulas lenhosas, dentro das quais ficam as sementes.

A madeira do eucalipto, forte e durável, é usada na produção de móveis e postes para cercas. O coala, um pequeno mamífero australiano, se alimenta das folhas dessa árvore.

O eucalipto foi trazido para o Brasil no século XIX e, como se desenvolveu muito bem no país, em meados do século XX passou a ser extensamente usado para fins de reflorestamento, sendo sua madeira muito utilizada como matéria-prima para a produção de papel. Muitos projetos de reflorestamento seguiam o modelo da monocultura, e por essa razão o eucalipto passou a ser malvisto, pois seu plantio resultava no empobrecimento dos solos e da fauna locais, representando ameaça à biodiversidade.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.