Exercitar-se fisicamente é uma forma de manter o corpo saudável. Outro nome para o exercício físico é condicionamento físico. Muitas pessoas se exercitam no tempo livre. Outras trabalham em atividades que envolvem exercícios. Praticar esportes é uma das maneiras mais comuns de se exercitar.

Tipos de exercício

Os dois principais tipos de exercício são os aeróbicos e os anaeróbicos. Esportes como futebol e basquete são muito bons porque combinam os dois tipos de exercício.

Exercícios aeróbicos têm movimentos bastante intensos, que duram certo período de tempo. Durante os exercícios aeróbicos, o corpo combina oxigênio e glicose para ter mais energia. Os pulmões e o coração trabalham mais para obter oxigênio extra. Nadar, pedalar, correr e andar rápido são ótimos exemplos de exercícios aeróbicos.

Exercícios anaeróbicos têm períodos mais intensos de atividade e momentos de descanso. Durante a prática de um exercício anaeróbico, os músculos precisam de mais energia do que o corpo consegue produzir com oxigênio. Depois de fazer exercícios, a pessoa se sente com falta de ar porque os músculos trabalharam sem oxigênio. Levantamento de peso e saltos são tipos de exercícios anaeróbicos.

Benefícios para a saúde

Os exercícios afetam todas as partes do corpo de maneira positiva. Melhoram o equilíbrio, a coordenação e a postura. Por meio do exercício, o corpo se torna mais forte, ganhando equilíbrio e resistência.

Exercitar-se também leva a pessoa a sentir bem-estar. Pessoas que se exercitam são geralmente mais positivas e mais alegres.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.