A física é uma das áreas mais importantes da ciência. Os físicos são as pessoas que se dedicam a ela. Eles estudam a matéria e as forças (de impulso e de atração) que exercem influência sobre ela. Os físicos também estudam diversas formas de energia. Os objetos estudados por eles variam de tamanho, desde pequenos blocos de construção até imensos grupos de estrelas.

Campos de estudo

A física divide-se em diversos campos. A mecânica lida com os efeitos das forças sobre os corpos e os movimentos deles. A acústica trata do comportamento do som e dos fenômenos relativos a ele. A óptica é o estudo da luz e dos fenômenos da visão. A termodinâmica trata da forma de energia que chamamos de calor. A eletrônica e o magnetismo referem-se à propriedade básica da matéria chamada carga elétrica. A física atômica dedica-se à estrutura dos átomos (os elementos básicos que constituem a matéria) e às forças que agem sobre eles. A mecânica quântica trata do comportamento de partículas minúsculas, como as que compõem um átomo.

História

A física nasceu quando as pessoas começaram a se perguntar sobre o mundo físico à sua volta. Os gregos antigos estudavam o movimento dos astros no céu e as propriedades físicas das coisas na Terra.

No início do século XVII, o cientista italiano Galileu Galilei estudou a velocidade dos corpos em queda. No final do mesmo século, o cientista inglês Isaac Newton demonstrou as leis da gravidade (uma força) e dos corpos em movimento.

No final do século XIX, descobriu-se que os átomos eram formados por partículas ainda menores. No começo do século XX, o físico alemão Albert Einstein ajudou a explicar o comportamento dessas partículas. Além disso, ele propôs maneiras totalmente novas de considerar o espaço, o tempo e a gravidade.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.