O fósforo é um elemento químico que brilha no ar escuro e úmido. O nome do elemento vem da palavra grega phosphoros, que significa “que leva luz”. Os cientistas usam símbolos para representar os elementos químicos, e o do fósforo é a letra P.

Onde se encontra o fósforo

O fósforo não aparece solto ou isolado na natureza, a não ser em alguns meteoritos. Ele é encontrado em rochas, minerais, plantas e animais como parte de vários compostos, que são combinações de elementos. Os cientistas aprenderam a separar o fósforo dos outros elementos para usá-lo. Sua principal fonte é a apatita, ou fosfato de rocha. Essa pedra é encontrada principalmente na África do Norte. A Rússia e os Estados Unidos também têm grandes depósitos de apatita.

Propriedades

O fósforo puro existe em três formas principais. O fósforo branco é um sólido ceroso incolor e macio. Se exposto ao ar, explode numa chama, liberando uma densa fumaça branca. É muito venenoso. Se exposto à luz do sol ou ao calor, torna-se fósforo vermelho. Sob alta pressão, o fósforo branco se torna uma forma chamada fósforo negro.

Usos

O fósforo é um elemento essencial para as plantas e os animais. Os seres humanos e muitas outras criaturas precisam dele para os dentes e os ossos. Os alimentos mais ricos em fósforo são os produtos proteicos, os legumes, os cereais integrais, as amêndoas, as nozes e os amendoins.

Todos os organismos vivos dependem do fósforo para formar células e armazenar e utilizar energia. O fósforo vermelho é empregado na preparação da superfície usada para acender a cabeça dos chamados palitos de fósforo. Os militares enchem projéteis e granadas com o fósforo branco. O fósforo branco também é empregado na fabricação de produtos químicos utilizados, por exemplo, em cremes dentais, detergentes e fertilizantes.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.