A fada é um ser mitológico, característico dos mitos europeus antigos. Fada é palavra de origem latina: vem de fata, que significa “destino”. Com seu poder mágico, as fadas interferem no destino das pessoas e tornaram-se populares como personagens dos contos de fadas. São representadas por mulheres jovens, bonitas e graciosas, que só praticam o bem. A fada é o oposto da bruxa.

Como as bruxas, as fadas têm poderes sobrenaturais, que usam para o bem. As fadas costumam ter uma varinha de condão mágica, que transforma as coisas. Foi assim que a Fada Madrinha transformou as roupas velhas da Cinderela num lindo vestido de baile e seus chinelos, em sapatinhos de cristal. Uma grande abóbora virou uma carruagem para levar Cinderela ao baile do príncipe e seis ratinhos tornaram-se seis grandes cavalos para puxar a carruagem.

Há fadas que são pequenas, do tamanho de passarinhos, e voam. O exemplo mais conhecido é a Fada Sininho, a melhor amiga de Peter Pan, que o ajuda a se livrar dos inimigos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.