A fala é a forma de linguagem verbal que podemos ouvir. (A escrita é a outra forma de linguagem verbal.) As pessoas usam a fala para se comunicar umas com as outras.

Desde o nascimento, os bebês fazem diferentes tipos de sons. Eles aprendem a falar imitando os sons que ouvem à sua volta. Todavia, leva anos para que uma criança domine a habilidade de falar.

Como os seres humanos produzem a fala

As pessoas falam produzindo diferentes sons numa determinada ordem. Esses sons formam palavras que os outros conseguem entender.

Na base da garganta fica a laringe. Dentro da laringe ficam as pregas vocais. Elas são um par de dobras flexíveis que criam a voz. Quando uma pessoa solta o ar dos pulmões, ele passa entre as pregas vocais. O ar faz as pregas vocais vibrarem ou tremerem. Essa vibração cria sons. A laringe amplia esses sons. Eles então passam através da garganta, da boca e do nariz.

A simples emissão de sons não constitui fala. As pessoas usam a língua, os dentes, os lábios, o maxilar e o palato (céu da boca) para modelar os sons a fim de formar palavras. Por exemplo, apoiando-se a língua nos dentes, faz-se o som da letra L.

Distúrbios da fala

Às vezes as pessoas têm distúrbios da fala, ou problemas para falar. As crianças frequentemente desenvolvem um ceceio quando estão aprendendo a falar. O ceceio, popularmente conhecido como língua presa, é produzido quando as letras S e Z são pronunciadas. Outras crianças desenvolvem gagueira. A gagueira pode se manifestar através da repetição de sons, do alongamento de sons ou da ocorrência de pausas antes da produção de sons. Pessoas que machucam a cabeça ou sofrem um derrame cerebral podem desenvolver afasia. Esse distúrbio torna difícil para uma pessoa falar ou entender o que os outros dizem. Os fonoaudiólogos são os profissionais que tratam os pacientes que têm dificuldades na fala.

Os animais falam?

Os animais não usam a linguagem do mesmo modo que as pessoas. No entanto, muitos animais comunicam-se por meio de sons. Por exemplo, as baleias emitem muitos sons — como silvos, estalos e gritos — para se comunicar entre si. Os cães podem ganir, latir, rosnar e uivar. Esses sons podem expressar, por exemplo, medo, perigo ou fome. Algumas aves, como várias espécies de papagaio, conseguem até imitar a fala humana. Todavia, os homens são os únicos animais que usam a fala para expressar ideias complicadas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.