O feijão é uma semente comestível. É uma ótima fonte de proteína e é usado em muitos pratos ao redor do mundo. No Brasil, são tradicionais o arroz com feijão, a feijoada e a sopa de feijão.

O feijão é uma leguminosa. As plantas que produzem feijão são muitas, mas todas fazem parte da mesma família científica. Além do feijão, nessa família também estão incluídos a ervilha, o amendoim e a lentilha. Essas plantas crescem na maior parte do mundo. A maioria dos tipos cresce ou como arbusto, ou como trepadeira.

O feijão pode ser de diversas cores — branco, verde, amarelo, bege, rosado, vermelho, marrom, roxo e preto. Pode também variar de forma. Alguns são ovais ou quase redondos, enquanto outros são achatados e curvos.

O feijão cresce dentro de vagens, que costumam ter entre 7 e 20 centímetros de comprimento e podem ser de diferentes tonalidades de verde, amarelo, vermelho e roxo. Muitas vagens são duras demais para serem comidas, por isso os grãos são retirados de dentro delas. Algumas podem ser consumidas se forem colhidas ainda no início do crescimento.

O Brasil é um dos grandes produtores de feijão, ao lado da Índia, da China e dos Estados Unidos. Existem muitos tipos de feijão, como o feijão-de-lima, o feijão-preto, o carioquinha, o feijão-de-corda e o feijão-branco. O feijão em fava é apreciado na Europa. Da Ásia vem o feijão-da-china, do qual são cultivados os brotos de feijão.

Um tipo de feijão muito útil é a soja. Alguns produtos químicos, como as tintas, são feitos com óleo de soja. A soja é usada para alimentar gado e é também uma rica fonte de proteína para as pessoas. Com a soja se produzem leite de soja, molho de soja e tofu (queijo de soja).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.